RESENHA – SAMBA CHULA & SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO
BAIANO
Por Felipe Pires
Sobre o samba chula
Samba chula, ritmo musical oriundo do recôncavo baiano, mais especificamente nos municípios de Santo Amaro, Cachoeira, São Francisco do Conde, Saubara e Cercanias.
Para analisarmos as contribuições harmônicas e melódicas do samba chula, primeiramente precisamos pesquisar o seu instrumento principal: a viola machete.
A viola machete é um instrumento que veio de Portugal, lá é conhecido como cavaquinho. E tanto em Portugal quanto na Bahia, o instrumento era usado com cordas de arame colocadas em pares. (SODRÉ, 1988, p. 26)
Já no Brasil, quando vamos pesquisar sobre a afinação da viola machete, se encontra uma gigante variedade de formas de afinação. Porém na Bahia, a maneira de afinar era única, se chamava afinação de “cantoria” ou afinação
“paraguaçu”.
Samba de roda do Recôncavo baiano
Formas culturais que fazem parte do samba de roda em sua configuração atual podem ser encontradas desde o século XVII em registros históricos, sempre em relação com o universo dos negros. A umbigada – ou embigada – por exemplo, aparece em poemas de Gregório de Matos (1636-1696), do mesmo modo que a viola, já em vilancicos seiscentistas, aparece no papel de instrumento privilegiado do baile dos negros escravizados.