“Carmem Canta Sambas” (Carmem Miranda)

ANÁLISE DE DISCO, “CARMEN CANTA SAMBAS”, CARMEN MIRANDA (1935 -1939)

Por Alana Gabriela e Felipe Pires

Neste trabalho analisaremos algumas músicas do álbum Carmen Canta Sambas, lançado em 2007 pela EMI Brasil. Desde a chegada de Tia Ciata ao Rio de Janeiro, o samba da capital do país entrou em processo de reinvenção. Nesse disco, composto de músicas gravadas nos anos 1930, podemos identificar a clave do cabula na voz feminina da “Pequena Notável”, além do “samba maxixado”.

Carmem Miranda nasceu em Portugal, na pequena aldeia de Marco de Canavezes, Distrito do Porto, vindo para o Brasil com apenas 18 meses. Desde menina demonstrou inclinação para a música, cantando para os amigos em festas, acompanhando os programas radiofônicos de então e imitando as cantoras que faziam sucesso na época, como Araci Cortes. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1950. Tornou-se símbolo do Brasil no exterior.  Em 20 anos de carreira ela deixou sua voz registrada em 279 gravações no Brasil e 34 nos EUA.

Iniciou a carreira artística em 1928. Num programa de rádio, realizado no dia 5 de março de 1929, apresentou-se pela primeira vez com o nome de Carmen Miranda, na tentativa de enganar o pai, que não queria que uma filha sua seguisse carreira de cantora. Teve grande êxito em 1938 com o samba-choro “E o mundo não se acabou”, de Assis Valente, e com o samba-jongo “Na baixa do sapateiro”, de Ary Barroso. Foi para os Estados Unidos em 1939, contratada para alguns “shows” em Nova York, na Broadway. Faleceu em sua residência, em Beverly Hills, Los Angeles, em 5 de agosto de 1955, aos 46 anos. A família decidiu sepultá-la no Brasil, onde foi velada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

  • Fon Fon –  A clave passa por variações, mas a que se mantém por mais tempo é um desenho bastante parecido (senão idêntico) ao Ijexá em primeira posição. Comparada a clave do Cabila existem muitas notas em comum. O desenho do cabula começa mais precisamente começando a 2º semicolcheia da clave do ijexa e indo até a 2º colcheia do 3º tempo da mesma. 
  • Entra no cordão –  Samba remete ao samba da Bahia. Presença de coro catando perguntas e respostas, percussão com pandeiro e surdo fazendo as marcações característica arranjo de naipe de sopros. Coro uníssono, elemento característico do samba de roda da Bahia e melodia na clave do cabula.
  • Quem condena a batucada – arranjo de naipe. Destaque para trompete (com surdina) tocando a melodia da música em alguns momentos. Baixo acústico  marcando as acentuações comuns do surdo. 
  • Deixa falar – O arranjo de inicia de forma curiosa, com a simulação da narração de um jogo. Tem naipe de sopro e pandeiro marcando as 4 semicolcheias sem acentuação. Remete ao samba Maxixado.
  • Adeus batucada – Presença de clarinete, instrumento que da característica aos sambas mais Maxixados. Nota-se um canto mais solto e a presença do pandeiro bem ao fundo.  Harmonia sofisticada, com presença de acorde diminuto.
  • Uva de caminhão – Cavaquinho ou violão (ou os 2) condução característica de samba. Sem percussão. 
  • Imperador do samba – batida de violão ou cavaquinho (ou os 2) característica. Pandeiro único elemento percussivo audível, marcando as 4 semicolcheias sem nenhuma acentuação. É possível perceber elementos da clave do cabula nos instrumentos de harmonia.  Música de 1937. Compositor : Waldemar Silva. Músicos: Benedito Lacerda e seu Regional
  • Cachorro vira Lata – Samba Maxixado caracterizado nessa música pelo violão marcando as acentuações comuns do maxixe e pela presença de Flauta.  Baixo do violão, colado no bumbo
  • Tic Tac do meu coração – Samba maxixado. Nessa música caracterizado também pelo violão marcado e pela presença da Flauta. Pandeiro marcando as 4 semicolcheias sem acentuação.  Harmonia no modo menor. O violão fazendo as baixarias ou baixo junto com o surdo. Na Harmonia já surgem alguns dominantes secundários.
  • O samba e o tango – samba remete ao samba enredo. Clave presumida no samba com origem cabula. regional tradicional. violão, cavaco, bandolim, flauta fazendo os contra canto e pandeiro. Na parte do tango entra o bandoneon na base. tango ritmo banto da mesma origem q lundu e o samba maxixado.
  • Cabaret no morro – clarinete. Violão.  Percussão pandeiro. Benedito Lacerda e seu Regional
  • E bateu-se a chapa – Harmonia em tom Menor : Cm. Melodia faz a clave do cabula.
  • Isso não se atura – Harmonia parece mais com as harmonias da Bahia, girando em torno da progressão  II, V, I.
  • Gente bamba – identifica-se influencia da clave do cabula.

Foi possível identificar uma surpreendente semelhança entre as claves do cabula e do Ijexa. Observou-se a presença de melodias baseadas na clave do cabula, além de instrumentos harmônicos realizando acompanhamento nesta dinâmica ritmica. Identificou-se a presença de instrumentos com pandeiro, cavaquinho, violão, flauta, surdo e clarinete. O baixo já era tocado junto com surdo.