“Se você jurar” (Ismael Silva)

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ANÁLISE DE FONOGRAMAS: COMO OS INSTRUMENTOS SE COMPORTAM, EM RELAÇÃO A CLAVE PERCUSSIVA, QUAIS OS INSTRUMENTOS HARMÔNICOS?

Por Lucas Maciel

Música “Louca” gravado pela Odeon gravadora n. 10.835-B, no ano de 1931.

  • O cavaco toca o ritmo maxixe, que se assemelha ao Daró (ritmo usado no candomblé)
  • A viola nas partes A, é possível identificar que ela toca um pouco das células do repique” de samba-afro
  • E os tambores estão tocando Manjola, que também pode ser chamado de Cabila ou cabula  

Francisco Alves e Mario Alves; nome da música – Liberdade, gravada por Francisco Alves e Ismael silva, gravadora Odeon- n. 10871-B, ano de 1932

  • Os sopros tocam o tema em clave 
  • Melodia também é tocada na clave 
  • E a viola toca o ritmo do Maxixe- Daró

Ismael Silva; Música “Diga Teu Nome “, gravada em 1931, gravadora odeon, n. 10858-A 

  • O baixo do violão faz a melodia marcando o grave do Ijexá 
  • O violão nas partes A faz a célula do samba afro que é a mesma célula que se repete no final da música
  • Os tambores tocam alternando uma percussão que parece misturar o Ijexa e o Cabila 

Ismael Silva, Nilton Bastos e Francisco Alves; música “Sonhei”, gravação de Francisco Alves e Conjunto Gente Boa, gravadora Odeon – 1931.

  • O reco-reco toca clave de Cabila 
  • O violão toca o ritmo junto com o reco-reco 
  • A tuba faz a função do surdo, marca o samba 

ANÁLISE DO FONOGRAMA – “SE VOCÊ JURAR”, DE ISMAEL SILVA (1930)

Por Danilo Brito

Algumas observações sobre “Se você jurar”: 

  • Na minha concepção as progressões harmônicas e a questão melódica existem uns saltos de notas bem interessantes, com mudança de notas bem legais;
  • Os acordes de início eram F C7M C#° e depois Dm Gm7/5b A7 D7/4 D7 Gm Em7(5-), onde observa-se que não é uma progressão simples;
  • Considerando a época e os poucos recursos disponíveis é muito interessante ver a forma complexa de pensar nas músicas, especialmente, nos arranjos de sopro;
  • Os arranjos no início e, em especial, no meio da música, carregam uma linguagem bem ligada com a síncope, as chamadas “camas” ou notas brancas, que eram muito ligadas com a progressão harmônica, 
  • É notório para quem consegue entender sobre harmonia, que tinha uma junção da harmonia e a questão do sopro muito boa (flauta e clarinete);
  • Com fraseados legais/diferenciados, considerando a questão clave, não observei tanta diferença no alto partido, contudo, achei interessante a divisão entre as parte A, B e C na música, o que possibilitou várias mudanças na música , como uma nova versão do samba. 

Fontes e referências: