“Pelo Telefone” (Donga)

Play Video

ANÁLISE MUSICAL, “PELO TELEFONE”, DONGA (1916)

Por Danilo Brito 

Disco lançado no final de 1916 pelo Gravadora Odeon

Nº do disco 121322 

Compositor : Donga e Mauro de Almeida

*** Entra pra história com polêmicas sobre a sua autoria 

 Trecho: 

O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar 

Que na Carioca tem uma roleta para se jogar

O chefe da polícia pelo telefone manda me avisar 

Que na Carioca tem uma roleta para se jogar

Ai, ai, ai,

Deixa as mágoas para trás ó rapaz”

Contexto 

Antes de “Pelo Telefone” (apenas a música) ser registrado na Biblioteca Nacional, em 1916, por Ernesto Maria dos Santos (Donga) com o gênero de “samba”, pelo menos dois outros sambas já haviam sido gravados: “Em casa de baiana” (Alfredo Carlos Brício, 1913) e “A viola está magoada” (Baiano, 1914). “Pelo Telefone”, entretanto, fez mais sucesso e fixou o nome “samba” como um dos gêneros centrais da música popular urbana no Rio de Janeiro. 

Fontes: A Síncope das Ideias, de Marcos Napolitano (Perseu Abramo, 2007). Samba de Sambar do Estácio, de Humberto Franceschi (IMS, 2010).

Análise técnica

Na versão analisada observou-se que logo no início da música tem um solo de bombardino com flautas, clarinetes e trompetes ao fundo. Com a base do tuba, fica nítido como uma filarmônica utiliza a clave da origem do samba de roda na percussão, enquanto na questão harmônica tem Bb Gm Cm F e depois Eb7 Dm Cm Bb, mas com uma rica ideologia harmônica. Se destacam os arranjos do sopro e o solo do bombardino demonstra a iniciação da sua forma de pensar o samba. Assim como, as back vocal com as vozes agudas também estavam conectadas com os aspectos musicais do samba 

Vídeos Youtube 

Versão analisada – https://www.youtube.com/watch?v=7S1VCN9DxeQ&ab_channel=VIDEOSPORTOMARAVILHA

*** Este registro é do Almirante e Pixinguinha, e foi feito em 1950 – inclusive acrescentando a segunda estrofe, que não faz parte da gravação original de Donga, em 1916.

Versão considerada a primeira gravação – com letra completa, atribuída a Mauro de Almeida e Donga, interpretada pelo cantor Bahiano (Manuel Pedro dos Santos) – e registrada na Biblioteca Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=woLpDB4jjDU

Donga cantando em programa de TV – https://www.youtube.com/watch?v=X99_DMzHPNg&ab_channel=valeriabdiniz