UPB & O SAMBA DA BAHIA – Investigando matrizes sonoras e fundamentos rítmicos
por Fabricio Mota
O projeto UPB & O SAMBA DA BAHIA – Investigando matrizes sonoras e fundamentos rítmicos é um desdobramento de um processo de pesquisa e vivência que vem sendo desenvolvido nas últimas décadas por Letieres Leite – maestro, arranjador, produtor musical e educador – sobre as matrizes sonoras do Samba, gênero musical afro-brasileiro de presença marcante no atlântico, cuja trajetória guarda por um lado, episódios de afirmação social, resistência, organização comunitária negra e, por outro, repressão, apropriação e associação como símbolo de identidade nacional por parte de grupos dominantes.
A pesquisa, baseada no estudo das características rítmicas e de suas potencialidades harmônicas, busca compreender, a partir da experiência musical, parte das tensões e relações sociais brasileiras nos mais diferentes contextos, tomando como marco temporal parte da produção fonográfica documentada entre meados do século XIX até a atualidade. Nesse processo de pesquisa guiado pela vivência como músico e educador, Letieres Leite tem buscado através da escuta ativa e de sua prática musical com o vasto repertório associado ao Samba, compreender diferentes momentos da história brasileira, enfatizando o surgimento do samba na Bahia e sua popularização como parte do processo migratório de populações negras ao centro político do país – a cidade do Rio de Janeiro, então capital da nação até o ano de 1960. Nesse processo, enfatiza-se a produção musical contemporânea à chamada “pequena África”, território liderado pela baiana Tia Ciata cuja residência era espaço frequentado por uma gama de artistas que mais à frente se tornaram responsáveis pela “inovação” do samba carioca, galgando um novo patamar na história, como gênero musical afro-brasileiro de maior popularidade no mundo.
A rigor, Letieres Leite vem mergulhando neste processo de pesquisa desde o início da sua carreira como arranjador e diretor musical há algumas décadas. Sua pesquisa tem sugerido grande destaque à “clave” do Cabula, movimento sonoro originário das populações do tronco linguístico Bantu, (re)identificados como pertencentes à cultura religiosa dos Angolas, definitivamente marcantes no processo de estruturação do samba no Brasil. Para o pesquisador e instrumentista, a origem do samba remonta à clave rítmica do Cabula, cuja experiência histórica nas Américas está intimamente radicada na Bahia até o início do século XX e foi disseminada no universo carioca no início do Século XX.
A construção da proposta UPB & O SAMBA DA BAHIA trata-se, fundamentalmente, de uma formulação didática! Está, portanto, longe do engessamento teórico e metodológico que enxerga a História (da música) de modo linear e não dinâmico. Pelo contrário, este exercício visa estimular a percepção de continuidade e rupturas na História da música brasileira tendo o samba como demarcador e fio condutor. Para além disso, é também resultado de uma percepção que vem sendo moldada ao longo de 40 anos de carreira na música e na educação musical. Entre os anos de 1984 e 1992, Letieres Leite lecionou sobre música brasileira em alguns países do continente Europeu, haja vista ser o samba um universo musical dos mais solicitados naqueles países. Sobrevivendo como músico brasileiro, imigrante na Espanha, Itália, Áustria e Suíça, e trabalhando como arranjador e educador em outros sete países do velho mundo, foi a partir do trabalho de pesquisa sobre gêneros musicais como o samba que boa parte de sua sobrevivência foi garantida. A imensa popularidade do gênero afro-brasileiro contrastava com a falta de materiais metodológicos de ensino que dessem conta da complexidade do Samba como experiência musical e de que havia (e ainda há) um enorme hiato no campo das publicações que versem sobre o ritmo como elemento central na estruturação musical – o que só reitera sua crítica à perspectivas eurocêntrica de produção do conhecimento, fato que também o levou a aprimorar seus estudos para qualificar sua atividade como educador musical. Para Letieres Leite, a clave rítmica sempre foi a chave para entender a origem e o elo entre as mais diferentes expressões do Samba tocado e gravado no Brasil. Assim, há muito tempo vem se dedicando minuciosamente a conhecer o vasto repertório deste gênero, para dimensionar o alcance dessa experiência social, musical e corpórea.
Por isso, deve-se destacar que há um processo de investigação balizado na escuta ativa dos repertórios musicais ligados direta e indiretamente ao Samba, alinhavado entre conversas, aulas, trocas artísticas e vivências das mais distintas o longo dessas décadas de trabalho e observação, que apontam para algumas hipóteses sobre a centralidade rítmica no processo de afirmação e consolidação do Samba. O objetivo central do processo de pesquisa foi o de percorrer alguns desses caminhos trilhados pelo maestro Letieres Leite e confrontá-los com a percepção do grupo de jovens instrumentistas que compõem as turmas da Rumpilezzinho, em busca da produção de um conhecimento novo, atualizado e fundamentado. Pretendeu-se colocar em diálogo as percepções sobre a documentação musical analisada pelo maestro – e que constituem a base teórica de sua metodologia de educação musical, o método UPB, e as visões de uma geração que é, em certa medida, responsável pelas novas expressões musicais herdeiras do Samba. Esse exercício também é motivado pela sua vivência como arranjador e diretor musical nas últimas décadas. Tem-se observado que muitos(as) instrumentistas em diferentes lugares do Brasil encontram grandes dificuldades de interpretação dos arranjos musicais de Samba, restringindo-se à reprodução de fórmulas rítmicas em lugar do conhecimento mais profundo das matrizes sonoras africanas. Portanto, é fundamental que associemos à educação musical o conhecimento histórico sobre a diversidade civilizatória dos povos africanos formadores da sociedade brasileira e de suas expressões culturais e artísticas. Da íntima conexão entre Música e História erguem-se ingredientes fundamentais para a consolidação de uma poderosa metodologia de ensino musical centrada na valorização da complexa experiência humana e sua indissolúvel relação com a mãe África.